03/06/2016

A história do bairro Proença em Campinas


O bairro Jardim Proença - ou apenas Proença, como muitos o conhecem - é um dos mais tradicionais de Campinas. Localizado próximo ao Centro da cidade, ele acompanhou a expansão da metrópole em seus começos e tornou-se uma região nobre, que mistura edifícios de alto padrão com casas de construção antiga.

O Proença ocupa uma área formada por um vale, cortado em seu centro pela Avenida Princesa D´Oeste, uma das mais importantes do bairro e da cidade. Uma característica do Proença é abrigar os dois estádios mais tradicionais de Campinas, o Brinco de Ouro, do Guarani, e o Moisés Lucarelli, da Ponte Preta.

O nome do bairro é uma homenagem a Antônio Manuel Proença, um antigo proprietário de uma fazenda na região. Sua fazenda ocupava o local onde hoje estão o estádio Brinco de Ouro e o Bosque São José.

De fato, no passado a região era marcada por propriedades agrícolas, com destaque para a Casa Grande e Tulha, um conjunto arquitetônico tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico do Estado de São Paulo (CONDEPHAAT) em 1986. A Tulha era uma construção que fazia parte de uma fazenda açucareira, construída no período entre 1790 e 1795, auge do ciclo do açúcar na região. A Casa Grande que está ao seu lado foi erguida por volta de 1830, já no ciclo do café. Ambos são tombados e podem ser vistos na Avenida Doutor Arlindo Joaquim de Lemos, 1300, no Proença.

Do ponto de vista imobiliário, o Proença é um bairro valorizado e tradicional. Edifícios de alto padrão foram construídos em locais onde antes havia casas antigas. Muitas delas ainda ocupam o bairro, que é marcado por essa mistura de prédios e casas. Um ponto alto do bairro é sua localização, próxima ao Centro, ao Cambuí e a Nova Campinas, com facilidade de acessos e amplo comércio em suas ruas.

Junto ao Proença há outros bairros que frequentemente são confundidos com ele, como o Jardim Paulistano, o Jardim Primavera, o Jardim Novo São José, a Vila Marta e a Vila Nova São José. Todos compõem a região do Proença, um bairro muito querido pelos seus moradores.

Imagem: Fasouzafreitas / CC BY 3.0
(Fonte: Blog Provectum Imóveis)
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários: