27/06/2016

Taquaral, um dos bairros mais tradicionais de Campinas


O Taquaral é um dos bairros mais charmosos de Campinas e, com certeza, também é uma das localizações mais tradicionais da cidade. Situado na Região Leste do município, ele abriga o Parque Portugal, popularmente conhecido como “Lagoa do Taquaral” ou “Parque Taquaral”, um dos símbolos mais conhecidos de Campinas.

O Taquaral é dividido em bairros menores, como Jardim Nossa Senhora Auxiliadora, Jardim Dom Bosco e Vila Iza. Em seu entorno também estão o Jardim Alto Taquaral, Alto Parque Taquaral, Novo Taquaral, entre outras denominações que foram surgindo. O bairro tem ótima infraestrutura de comércios e escolas, além de abrigar importantes avenidas da cidade. Por isso, é um dos mais procurados para se viver em Campinas.

O Parque Portugal, por sua vez, é o principal complexo de lazer da cidade, com espaços para a prática de esportes como corrida, caminhada, skate, bicicleta, patins, entre outras atividades. A Concha Acústica, instalada na área interna do parque, sempre recebe apresentações artísticas, como shows musicais e peças de teatro.

Segundo informações da Prefeitura de Campinas, o Taquaral, junto a outros bairros da Região Leste, formou-se no século XIX, no período cafeeiro, impulsionado pela passagem dos trilhos da Companhia Férrea Campineira. Na época, a região abrigava chácaras, estábulos e unidades de abastecimento, instalações necessárias à cidade durante seu crescimento.

Com o passar do tempo, o bairro foi se transformando até ser consolidado como um subcentro da cidade. Isso é o que mostra a dissertação de mestrado de Milton Cesar Xavier, defendida no Instituto de Geociências (IG) da Unicamp, intitulada “A formação do Bairro Taquaral em Campinas (SP) e sua consolidação como subcentro” (saiba mais aqui) . As ocupações residenciais do bairro ocorreram às margens do antigo caminho que ligava Campinas a Mogi Mirim e passava pela Fazenda Taquaral.

Ainda de acordo com Xavier, em sua dissertação, o bairro “devido à sua localização favorável, que liga a região norte ao centro, consolidou-se como subcentro". Ele tem como principais eixos viários a Rua Paula Bueno (antiga estrada pública) e as Avenidas Nossa Senhora de Fátima, Armando Sales de Oliveira, Julio Prestes e o Parque Taquaral.

O bairro consolidou-se como subcentro de amplo alcance espacial, recebendo pessoas do bairro, de bairros vizinhos e até de outras cidades. Elas usam seus serviços bancários, supermercados, farmácias, restaurantes, oficinas e lojas das mais variadas. Enfim, oferece comércio e serviços diversos, tanto aqueles de uso frequente como os mais complexos, como conclui Xavier.

Imagem: Raku90/Wikimedia Commons
(Fonte: Blog Provectum Imóveis)
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários: