18/08/2016

Automação residencial e suas vantagens

automacao-residencial-espiral

Com o avanço da tecnologia, automatizar uma série de tarefas caseiras é algo que vai se tornando cada vez mais comum e acessível. A automação residencial não é ainda algo barato, mas seu custo tem se reduzido a cada ano. Quais são as vantagens e as comodidades que ela traz?
A automação residencial é um serviço que torna automático e programável uma série de dispositivos eletrônicos em uma casa. E tudo de uma maneira muito simples: com apenas um clique em um smartphone ou tablet você pode acender luzes, ligar o ar-condicionado, TV, som, abrir cortinas, irrigar plantas etc.
A automação permite que várias funções dos aparelhos eletrônicos sejam controladas em um único dispositivo e integradas entre si. Ao invés de ter vários controles remotos, em um único smartphone ou tablet tudo é controlado e integrado. Com ele você pode programar para que, ao sair de casa para o trabalho, as luzes internas se apaguem, as persianas se fechem, a irrigação do jardim seja acionada, TV, som e ar-condicionado sejam desligados, câmeras de vigilância sejam ativadas etc. Tudo em um só clique.
A vantagem desse sistema é a economia de tempo, pois todas essas tarefas são feitas em apenas um clique. Não é necessário realizar todas aquelas tarefas uma por uma. Outra vantagem é a maior segurança, pois não se corre o risco de esquecer uma janela aberta, por exemplo. Há também vantagens econômicas, pois também não há o risco de sair e deixar o ar-condicionado ligado ou luzes acesas inutilmente.
Saiu e se esqueceu de programar tudo? Não tem problema. Isso tudo pode ser feito à distância, longe de casa. De fato, esta é outra vantagem da automação: você pode comandar equipamentos de casa à distância e programar funções. Luzes externas e internas podem ser acesas automaticamente em horários programados, o que é muito útil durante viagens ou ausências mais prolongadas. E você também pode, pelo celular, visualizar as câmeras internas e externas de sua casa.
Outra vantagem decorrente do avanço tecnológico é que, hoje em dia, não é necessária uma infraestrutura sofisticada para controlar todos esses aparelhos. Vários deles podem ser acionados via Wi-Fi, dispensando cabos e uma fiação complexa. O ponto negativo continua sendo, como mencionado no começo, o custo de todas essas instalações, embora ele venha sendo reduzido ao longo dos anos.

Fonte: Blog Provectum Imóveis

←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários: