27/12/2016

Aluguel para estudantes


O período dos vestibulares é uma época em que, normalmente, o mercado de locações de imóveis fica mais aquecido. Em Campinas esse fato é bastante comum, pois a cidade conta com várias universidades e recebe estudantes da região e de outras partes do país. Quais são as dicas para quem vai sair de casa e alugar um imóvel pela primeira vez?

A primeira delas é antecipar a procura, pois a demanda costuma ser alta e as boas ofertas podem ser perdidas. Em geral, a data de anúncio dos aprovados no vestibular é uma ocasião em que a procura aumenta. Se você acredita que tem boas chances de mudar de cidade, é melhor adiantar a busca.

Com a oferta de anúncios na internet, é fácil começar uma pesquisa. Você pode fazer buscas, inicialmente, nos bairros que estão nos arredores ou relativamente próximos à universidade. Essas buscas já permitem ter uma noção dos valores e das distâncias. Separe os imóveis que despertam maior interesse, selecionando opções em bairros distintos.

Outro passo importante para ganhar tempo é ter toda a documentação em dia para agilizar o processo de locação. Em geral, todos dispõem dos documentos essenciais (como RG, CPF etc.). A questão é definir qual será a garantia oferecida. As mais comuns são um fiador, um depósito caução ou um seguro fiança.

O fiador, que é a pessoa que se responsabiliza pelo pagamento das prestações caso o locatário não o faça, deve ter um imóvel quitado em seu nome e comprovar a sua renda. A questão que muitas vezes complica o negócio é a exigência de um fiador na própria cidade. O Código Civil prevê essa possibilidade e é um direito que muitos proprietários de imóveis podem exigir. E exigem.

Caso você não conte com um fiador, uma alternativa é o depósito caução, que é um depósito no valor equivalente a três parcelas do aluguel em uma poupança. Sua desvantagem é ter que dispor de um montante alto de recursos imediatamente.

Uma opção para quem não conta esses valores é o seguro-fiança. Ele corresponde a um seguro que o proprietário pode exigir para evitar ficar sem receber caso o locador não pague as mensalidades.

Tendo toda a documentação definida, um passo posterior é visitar os imóveis selecionados. Escolha no mínimo três imóveis para visitar. Há clientes que visitam ainda mais do que isso, o que não é ruim.

Em geral, uma conveniência muito desejada é a oferta de móveis. Há imóveis que já são oferecidos com armários planejados ou embutidos nos quartos e na cozinha. Isso dispensa gastos para quem vai alugar. Procure imóveis que disponham de armários, o que é relativamente comum.

Avalie também questões ligadas ao transporte. Verifique a proximidade de linhas de transporte público, para facilitar os deslocamentos. Para quem já dispõe de um veículo, a oferta de garagem própria é um item bastante procurado.

Por fim, na fase de visitas aos imóveis, vale a pena percorrer a pé as imediações do imóvel desejado para avaliar a oferta de serviços, como supermercados, farmácias, padarias etc. Converse com moradores e comerciantes do bairro e procure descobrir quais são as condições de segurança no local. Estes são fatores que têm um peso elevado na hora de decidir pela escolha de um imóvel.

E se precisar, conte com a oferta de imóveis para alugar em Campinas da Rede Provectum. Basta entrar em contato conosco pelo telefone (19) 2511-4111 ou consultar aqui.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários: